Licença em Rede |
Baixar folder sobre Licença em rede do GLOBAL MAPPER em PDF
O Global Mapper oferece a possibilidade de operar com licença flutuante em rede. Isto traz flexibilidade e possibilita otimizar o uso das licenças numa organização. Consulte a circular acima sobre a Licença do Global Mapper em rede, e consulte as condições comerciais na seção de Valores e Prazos. A quantidade minima do pedido é de duas licenças em rede.
Sobre os requisitos do servidor que irá abrigar o servidor de licenças em rede, veja as recomendações da BLUE MARBLE:
– Não há configuração de hardware em particular para o hardware do servidor
– deve ser, obviamente, uma máquina conectada na rede usada
– deve operar com sistema operacional windows Vista, 7, 8, 10, ou Windows Server 2008 ou 2012.
– embora não seja oficialmente suportado. muitos usuários instalam o servidor de licença em máquinas virtuais, portanto que esteja configurado com uma machine Id estável
– pode ser instalada numa máquina operando com sistema operacional Linux, mais neste caso, as ferramentas de licenciamento ou o software de servidor de licenças deve operar a través das linha de comando em vez de uma interface.
– É fortemente recomendado que as licenças em rede sejam administradas a partir de uma máquina que não será usada para executar o aplicativo, que somente é executado nos terminais da rede a concorrência da quantidade de licenças contratadas.
Observação importante: A Parte I e a Parte II trazem instruções sobe como instalar o software servidor de licenças FLEXnet 11. Somente na Parte III é tratada a instalação da licença do aplicativo Global Mapper propriamente dito.
Parte I – Instalando o software Servidor de Rede
1. Na compra de licenças em rede do Global Mapper (quantidade mínima de duas), você receberá um e-mail com instruções de como baixar um arquivo compactado do tipo .zip contendo um diretório GM_Flex (Ilustração 1).
Ilustração 1. Extração do conteúdo dos arquivos contidos no arquivo compactado .ZIP file para uma pasta no seu servidor.
2. Verifique que as portas 27000-27010 no seu servidor de licenças FLEXnet não estão bloqueadas por nenhum router, firewall, ou outro hardware ou dispositivo de segurança. Consulte o gestor de sua rede se você não está seguro sobre esta etapa.
3. Descompacte a pasta GM_Flex no servidor de licença FLEXnet escolhido. Recomendamos que você não execute o Global Mapper a partir de uma máquina escolhida para ser o servidor de licença FLEXnet.
OBSERVAÇÃO: Para evitar problemas de configuração, Flexera (fabricante do FLEXnet, http://www.flexerasoftware.com) recomenda que você mantenha o caminho até a pasta do GM_Flex o mais curto e simples possível.
4. Abra o aplicativo LMTOOLS.EXE na pasta do GM_Flex. Você encontrará este programa na listagem dos arquivos que você acaba de descompactar no servidor (Ilustração 2).
Ilustração 2. Execute lmtools.exe a partir da pasta no servidor de aplicações.
5. Na aba Service/License File do LMTools (Ilustração 3), favor selecionar o botão circular ‘Configuration using Services’.
Ilustração 3. Selecione a opção Configuration using Services.
6. Clique na aba System Settings do LMTools (Ilustração 4).
Ilustração 4. Clique na aba System Settings que abrirá o diálogo mostrado acima.
7. Na seção ‘HostId Settings’ da aba System Settings, você encontrará campos com os nomes ‘Ethernet Address’, ‘IP Address’, e ‘Computer/Hostname’. Você deve informar o conteúdo dos campos ‘Ethernet Address’ E ‘IP Address’ OU ‘Computer/Hostname’ para a Blue Marble Geographics por email para o endereço authorize@bluemarblegeo.com ou por telefone.
OBSERVAÇÃO: Favor não usar endereço IP (IP Address) se o seu servidor FLEXnet não tem um endereço fixo de IP (isto acontece se você está numa rede DHCP.)
IMPORTANTE: Se você usa um laptop com uma docking station, você deve ativar o software na situação “undocked”. Se você tem simultâneamente conexões NICS sem fio e fixa, favor desabilitar a conexão sem fio/NIC temporariamente antes de ativar o software e depois então ative usando a conexão com fio.
8. Assim que você informar a informação de seu servidor FLEXnet, a Blue Marble Geographics irá fornecer um arquivo seguro para a ativação de sua licença de Global Mapper em rede com as especificações correspondente a sua compra.
Parte II – Configurando o Servidor de rede
Depois de haver recebido o arquivo de licença GlobalMapper.lic da Blue Marble Geographics, prossiga com as seguintes etapas:
1. Coloque o seu arquivo e licença GlobalMapper.lic na pasta no servidor a partir do qual o serviço de rede irá operar (onde você colocou o conteúdo do arquivo GM_Flex.zip na Parte I Etapa 1) como mostrado na ilustração 5.
Ilustração 5. Coloque o arquivo de licença na pasta do servidor de rede no seu servidor de aplicações.
2. Agora que o arquivo de licença está instalado, você pode iniciar o servidor de licença. Execute o programa LMTOOLS.EXE a partir do servidor.
3. Clique na aba Config Services do LMTools (Ilustração 6).
Ilustração 6. Clicando na aba Config Services, o diálogo se abre como mostrado acima.
4. Preencha o campo ‘Service Name’ (Ilustração 7) com um nome de sua escolha mais que faça sentido tal como ‘GMService’ ou ‘GlobalMapper’.
Ilustração 7. Preencha os parâmetros solicitados para configurar o serviço.
5. Preencha o campo ‘Path to the lmgrd.exe file’ para informar o caminho até o diretório no servidor a partir de onde o serviço de rede irá operar (Ilustração 7).
6. Informe o campo ‘Path to the license file’ (caminho para o arquivo de licença) para o mesmo diretório (Ilustração 7).
7. Informe o campo ‘Path to the debug log file’ (caminho para o arquivo de conexões) para a pasta onde você deseja que o sistema crie o arquivo de log (Ilustração7). Não esqueça de especificar um arquivo para o arquivo de log como parte do campo especificado como ‘Path to the debug log field’ file’ (caminho para o arquivo de conexões).
8. Se você deseja que o seu servidor de licença opera como um serviço Windows (o que é recommendado), clique na opção ‘Use services’. Isto habilitará por sua vez a opção ‘Start Server at Power Up’. Clique nesta opção se você quer que o serviço seja iniciado quando o servidor é ligado ou reiniciado.
9. Clique na opção ‘Save Service’ para armazenar as sus configurações para o serviço.
10. Você agora está preparado para iniciar o servidor de licença. Clique na abaStart/Stop/Reread tab do LMTools (Ilustração 11).
11. Clique na opção ‘Start Server’ para iniciar o serviço de servidor de licença. A linha de status na parte inferior da caixa de diálogo (Ilustração 8) deverá então informar “Server Start Successful” (“Servidor iniciado com sucesso”).
Ilustração 8. Após clicar no botão Start Server,a linha de status na parte inferior da caixa de diálogo da aba Start/Stop/Reread deverá então informar “Server Start Successful” (“Servidor iniciado com sucesso”).
12. Para para o servidor a qualquer momento, simplesmente clique no botão Stop Server. Você deve clicar na opção ‘Force Server Shutdown’ para interromper o servidor quando licenças emprestadas são liberadas.
Parte III – Configurando a rede Cliente
Uma vez instalado e configurado o serviço do Global Mapper no servidor, favor instalar o aplicativo na máquina Cliente. Depois de instalado o aplicativo, favor seguir as etapas seguintes para licenciar o cliente.
1. Abra o aplicativo Global Mapper.
2. Na janela de diálogo de Registro do Global Mapper “Register Global Mapper” que se abrir, selecione a opção “Connect to a Network License Server” (Ilustração 9).
Ilustração 9. Janela de diálogo de Registro do Global Mapper “Register Global Mapper” com a opção “Connect to a Network License Server” selecionada.
3. Clique na opção “Register Me!”
4. A janela de diálogo “Network License Information” aparecerá.
5. Insira o nome do servidor (bmgpc na ilustração 4) e o número da porta se for diferente de 27000. Clique em ‘Finish’ (Ilustração 10). Sua licença de Global Mapper estará a partir de agora habilitada por uma conexão de rede.
6. Se você quer emprestar uma licença de tal forma que possa se desconectar da rede pra usá-la numa ida a campo por exemplo, clique na opção “Borrow a Licence from the Server until” (Empreste uma licença emprestada até) e especifique uma data limite para este empréstimo, antes de clicar na opção Finish (Ilustração 10).
Ilustração 10. Com a opção de empréstimo de licença ativada, usuários podem especificar a data limite para emprestar uma licença (máximo de 90 dias).
Visite a página do Global Mapper no Brasil em www.globalmapper.com.br. Consulte no email laurent.martin@engesat.com.br ou Cel 041 9134 0990 e fixo 041 3059 4561 para receber uma proposta técnica e comercial do Global Mapper sob medida para seu caso ! Servimos clientes em toda a América Latina.
Instituição de ensino no Brasil ?: A Blue Marble informa que a partir do dia 01 de novembro de 2019, estará expandindo o Programa de Licenças Acadêmicas Gratuitas para o Brasil. Este programa estava até então unicamente reservado aos estabelecimentos de ensino nos Estados Unidos e no Canadá. É dizer o grande privilégio que irá beneficiar os acadêmicos de geoprocessamento e tecnologias derivadas no nosso País. Como consequência direta, os centros acadêmicos de ensino superior no Brasil poderão formular uma demanda e receber mediante análise e aprovação, licenças do Global Mapper, do Módulo LIDAR e do Geographic Calculator de forma totalmente gratuita.
Distribuidor Exclusivo no Brasil
Acesse o canal GLOBAL MAPPER CLASS para usufruir de nossos tutoriais no .