A família dos produtos AW3D é composta de grades de altimetria de 2,50 e 5 m de resolução, tanto Modelo Digital de Superfície (MDS) ou Modelo Digital de Elevação (MDE) como Modelo Digital de Terreno ( MDT), para praticamente todas as terras emersas do globo terrestre com 2.5 and 5.0 m de resolução.
A Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) lancou o satélite ALOS-1 em 2006. Por 5 anos, o instrumento PRISM a bordo deste satélite coletou perto de 3 milhões de “triplets”, que são conjuntos de 3 cenas para um mesmo local a partir de uma mesma órbita (Visada oblíqua dianteira, trazeira e vertical) recobrindo a maior parte dos continentes. Em seguida, numa parceria da JAXA com a RESTEC (uma Instituição Japonesa de Pesquisa) e a NTT DATA, foi criado um algoritmo proprietário para processar este volume de dados gerados e criar assim uma base mundial de dados altimétricos únicos de alta resolução, e com alta precisão de localização jamais visto anteriormente.
Portanto, a altimetria gerada pelo AW3D tem data entre janeiro de 2006 e maio de 2011.
A base de dados de 5 m de resolução, o AW3D Standard -5 m, foi disponibilizada em 2016 e o AW3D Standard -2.5 m seguiu em 2018. São dados pré-processados, que são finalizados, formatados e verificados no prazo de perto de 3 semanas quando um cliente formaliza um pedido comercial.
O AW3d oferece recobrimento global.
A ilustração abaixo mostra onde existem dados ALOS PRISM de qualidade sem nuvens para geração de dados AW3D no Brasil Os locais em negro não tem dados para geração do produto mas podem ser usados dados de outras fontas para complementar ou preencher os locais sem dados.
O sensor PRISM do satélite ALOS-1 coletava cenas de 35 por 35 km de extensão, em conjunto de 3 chamado TRIPLET, com 3 visadas distintas: dianteira, trazeira e vertical. Graças a esta configuração única na época ( hoje outros satélites fazem igual) o satélite ALOS era capaz de levantar a topografia terreste com detalhes precisos. Isto vale igualmente para áreas montanhosas complexas e abruptas, tal como nos Andes ou nos Himalaias.
Os MDS/MDE elaborados com dados ALOS não oferecem distorsões e não há áreas sem visibilidade, como pode acontecer quando a coleta é somente realizada com par estereoscópico. Com alta qualidade nas capacidades de controle posicional e de atitude do satélite, e refinamento da precisão vertical com os dados verticais precisos do ICEsat, ambos os produtos altrimetricos d 2,50 e 5 m do AW3D oferecem precisão de localização horizontal e verical de 5m RMSE.
Não são usados pontos de controle na geração dos produto AW3D. O cliente pode opcionamente fornecer pontos de check georefeenciados bem repartidos na área de interesse do projeto recoberta pela altimetria fornecida e impementaremos uma rotina de verificação de precisão no produto fornecido.
Ambos produtos altimetricos de 5 m e 2,50 m tem a mesma especificação técnica e precisão. O produto com resolução de 2,50 m tem maior resolução ou detalhamento e portanto, diferenças de altimetria são mais facilmente identificadas e quantificadas como aparece noexemplo abaixo.
Comparativo visual entre os produto AW3D de 5m (esquerda) e 2,50 m (direita)
Veja a ficha técnica completa destes produtos em http://www.engesat.com.br/mercados/altimetria-aw3d/
Os satélites SPOT (Satélites Para Observação da Terra) foram construídos pelo CNES (Centro Nacional de Estudos Espaciais da França) para estudo da superfície da Terra.
De 1986 a 2015, ou seja, durante 29 anos, foram lançados e operados 5 satélites adquirindo imagens de nosso Planeta com uma resolução espacial melhorando a cada geração, começando com 20 m no SPOT 1 e chegando até 2,50 m no SPOT 5.
Cada cena recobre perto de 60 por 60 km, ou 3.600 km2, mas fornecemos recortes e mosaicos sob medida. Oferecemos as imagens do SPOT 1-2-3-4-5 do acervo histórico, cada uma recobrindo 60 por 60 km, adquiridas com datas indo de 1986 até 2015.
Sem área mínima exigida, recortadas sob medida, e orçamento sob consulta. Conforme o satélite, a data e a área de interesse, resolução de 2.5, 5,00, 10 ou 20 m, Pancromático, Multispectral, ou fusão digital do PAN e do MS, cores falsas ou cores naturais.
Os dados brutos estão no nível 1A, ou seja, somente com equalização radiométrica dos barramentos CCD, porém sem correção geométrica. As imagens fornecidas pela ENGESAT (e este é o nosso grande diferencial e vantagem técnica decisiva) são ortoretificadas com parâmetros orbitais e ajustadas com pontos de controles para terem a melhor precisão de localização possível (em média 2 a 3 píxeis), em UTM Sirgas 2000, ou outra projeção e datum a escolha.
Mais detalhes técnicos e comerciais em http://www.engesat.com.br/imagem-de-satelite/spot-1-2-3-4-5/