Ortorretificação, o que é e para que serve?

13 de outubro de 2015
Compartilhar artigo:

Ortorretificação de imagens de satélites...

É um processo que visa corrigir uma imagem, de modo que cada pixel é colocado na posição geométrica teórica como se eles tivessem sido imageados na vertical ou mais próximo desta situação. Desse modo, a ortorretificação tem por objetivo gerar uma imagem em que as distorções internas (do sistema)  e externas (da paisagem) são corrigidas, tornando as coordenadas mais precisas, e corrigindo os efeitos de perspectivas e a influência do relevo (vales e morros) sobre a geometria da imagem.

Com as medidas de distâncias, áreas e direções mais precisas, a imagem ortorretificada pode ser considerada um produto de maior qualidade cartográfica, pois está mais fiel a realidade e oferece melhores resultados nos trabalhos de engenharia.

Porém, pode-se afirmar que é impossível remover todas as distorções geométricas de uma imagem, já que visualizamos o dado num plano, através da tela do computador ou no papel, enquanto a superfície da Terra é curva.

 

ortorretificação

 IlustraçãoDavid DiBiase, Penn State University

 As ilustrações acima são um exemplo. Mostram um caminho cortando uma área florestal, no sentido noroeste para sudeste. Do lado direito, temos a imagem resultante da ortorretificação, na qual é fácil perceber que a distorção no caminho, que aparecia ondulado próximo ao rio, foi corrigida, e a estrada ficou reta. Isto acontece porque o efeito causado pela topografia do local foi corrigido.

Gostou desta publicação? Curta e compartilhe nas suas redes sociais e deixe suas dúvidas e comentários abaixo!

Em breve publicaremos novos posts sobre como é feita a ortorretificação de imagens e a diferença entre georreferenciamento e ortorretificação.

Você pode aplicar esta tecnologia e ter melhores resultados nos seus projetos! Faça contato conosco pelo e-mail engesat@engesat.com.br ou pelo telefone (41) 3224-1617

laurent

 

 

 

 

 

 

Esta publicação foi escrita por Laurent Martin, formado em Agronomia  e com Mestrado em Sensoriamento Remoto Aplicado no Reino Unido, é responsável pela direção da EngeSat.

Compartilhar artigo:

Artigos recentes do nosso blog

21 de maio de 2025
Principales Novedades de Global Mapper v26.1 (ES)

Principales Novedades de Global Mapper v26.1 Por: Amanda Lind & Emily Hunt - Blue Marble (Adaptación Engesat) La versión 26.1 de Global Mapper® trae nuevas configuraciones de herramientas, un proceso más práctico para acceder a datos en línea ¡y mucho más! Los usuarios se sorprenderán con las mejoras de esta versión, como la nueva barra […]

21 de maio de 2025
Principales Novedades de Global Mapper Pro v26.1 (ES)

Principales Novedades de Global Mapper Pro v26.1 Por: Amanda Lind – Blue Marble (Adaptación Engesat) La nueva versión 26.1 de Global Mapper Pro® trae cambios en la interfaz, mejoras en la clasificación de nubes de puntos, ajustes para la detección de vehículos ¡y mucho más! La tradicional pila de barras de herramientas de Global Mapper […]

30 de abril de 2025
Principais Novidades do Global Mapper v26.1 (PT-BR)

Principais Novidades do Global Mapper v26.1 Por: Amanda Lind & Emily Hunt - Blue Marble (Adaptação Engesat) A versão 26.1 do Global Mapper® traz novas configurações de ferramentas, um processo mais prático para acessar dados online e muito mais! Os usuários vão se surpreender com as melhorias desta versão, como a nova barra de scripts […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

desenvolvido com por Agência de Marketing Digital EngeSat © 2025