Como contratar o VERDE

O VERDE é um algoritmo (uma fórmula matemática com inúmeras variáveis) que permite estudar a bomassa da vegetação agrícola. A contratação do VERDE pode se dar de várias formas que explicitamos a seguir. É importante entender o conceito pois o VERDE é um mix de dados e serviços contratados por um período e para fornecer parâmetros biofísicos que o cliente escolhe. A comercialização se inicia no inicio de Maio 2019 segundo as últimas previsões da AIRBUS.

 

O algoritmo VERDE opera dentro do sistema ONE ATLAS da AIRBUS, portanto o cliente deve especificar as áreas de interesse, os dados usados e os processamentos de interesse que irá contratar e receber. O sistema calcula então o custo do conjunto.

 

O VERDE se apresenta como uma API: é um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web. A sigla API refere-se ao termo inglês "Application Programming Interface" que significa em português  "Interface de Programação de Aplicativos". Veja em https://api.oneatlas.airbus.com/como integrar as API da AIRBUS nos seus sistemas. Ou seja, quem quiser integrar o VERDE nos seus sistemas deve ter conhecimento de uso de APIs ou contratar um especialista no assunto.

 

O VERDE usa imagens de satélite do espectro do visível ( R-G-B, e não usa a banda infavermelha) das seguintes fontes:

 

  • GRATUITAS (Sentinel-2, Landsat 8) acessadas por uma API especifica que pesquisa a disponibilidade e realiza os processamentos sobre as áreas contratadas. Neste caso, somente é cobrado o algoritmo
  • PAGAS ( PLEIADES, SPOT 6), disponibilizadas pela biblioteca digital da AIRBUS, a Living Library, portanto as condições técnicas e o custo destas imagens deve ser tomado em consideração igualmente na hora da contratação. É possivel a realização de programação especulativa para tentar obter imagens de interesse que depois podem compradas a preço de acervo, porém com baixa prioridade de imageamento, portanto, com disponibilidade e existência não garantidas.

 

A quem se destina o VERDE:

 

  • PORTAL DE AGRICULTURA DE PRECISÃO

A integração do VERDE com um sistema de agricultura de precisão é o motor que produz os resultados que o portal oferece aos seus clientes. O cliente do Portal de Agricultura de Precisão usa o sistema do Portal para administrar suas atividade e entre muitas opções de gestão de suas áreas, insumos, custos, receitas, meteorologia, ele pode ter acesso aos resultados do VERDE se o Portal oferece esta opção. Listaremos aqui  em breve os Portais que oferecem o serviço VERDE.

 

  •  AGRICULTORES, PRODUTORES RURAL, COOPERATIVAS, CONSULTORES

 

 

INVESTIMENTO

 

As opções de parâmetros biofísicos são os seguintes ( cf a Página do VERDE)

 

            Nome

         Significado

           Resultado

                      Objetivo

 fCover (Fração de recobrimento de vegetação verde) % da superfície do solo recoberto pela planta, visto de cima
de 0 até 1,
1 sendo a situação em que o solo está totalmente recoberto pela vegetação
Associado à outros indicadores, ele permite avaliar a biomassa
 FAPAR (Fração de Radiação Ativa absolvida foto-sintéticamente) % de luz solar absolvida pela planta pela sua atividade de fotossíntese

de 0 até 1,

1 sendo a situação de fotossíntese  plenamente ativa

Diretamente relacionado a atividade de fotossíntese , e associado a outros indicadores, permite avaliar  a biomassa e a produtividade

 

LAI (Índice de

Área Foliar)

 Quantidade de metros quadrados de folhas presente para cada metro quadrado de solo. Até 5 ou 7,  para a maior parte dos cultivos, (o solo fica totalmente recoberto com valor de 3-4) Associado a outros indicadores, permite a avaliação da biomassa
 Conteúdo de Clorofila Conteúdo de clorofila A e B por unidade de área de folhas Tipicamente varia  de 20 a 80 µg / cm2 Associado a biomassa, permite avaliar a concentração de nitrogênio e estabelecer as recomendações de aporte de nitrogênio.
 fNPV (fração de cobertura de vegetação não fotossíntética / morena) % da superfície do solo recoberta por vegetação morena  vistas de cima Varia de 0 até 1, 1 sendo a situação na qual o solo estaria completamente recoberto de vegetação morena Pode ser um indicador de estresse ou um grau de senescência / maturidade do cultivo. Pode ser usada para guiar a recomendação para  momentos de irrigaçã

 

E os orçamentos para área são elaborados em base a esta tabela:

 

ParâmetrosSensorNo TopoNa Safra

Fora da Safra

(Para 3 safras, onde tiver disponibilidade)

R$ por HaR$ por Ha
fCover (Fração de recobrimento de vegetação verde)Sentinel 2, Landsat8-5.005.00
Spot 6 /7-10.0010.00
Pleiades-15.0015.00
LAI (Índice de Área Foliar)Sentinel 2, Landsat8-5.005.00
Spot 6 /7-20.0020.00
Pleiades-30.0030.00
CHL Conteúdo de ClorofilaSentinel 2LAI5.005.00
Imagem da ParcelaSentinel2, Landsat8, SPOT 6/7, Pleiades

Qualquer

Outra Camada

Gratuito

 

Observações Técnicas:

 

O VERDE, para produzir resultados plenos e completos, deve receber dados agrometeorológicos por parte do usuário, para que, incorporados na fórmula do algoritmo, resulte em informações relevntes para orientar o manejo cultural que via o aumento da produtividade e as intervenções nas datas otimizadas. Portanto, se assegure de que as áreas de interesse são igualmente monitoradas para os seguintes fatores físicos:

 

  • Humidade
  • Temperatuva
  • Medicação de chuva
  • Medição de irrigação se houver
  • Variedade plantada,
  • Data de semeadura
  • Aportes anteriores
  • ...

 

Veja os Slides do Webinar sobe o VERDE apresentado em 5 de fevereiro de 2019 traduzido para português,  em formato .png em em http://www.engesat.com.br/mercados/verde-parametros-biofisicos-na-agricultura/. Clique na primeira imagem e depois nas flechas laterais para visualizar os demais slides em sequência 

 

 

Observações Comerciais:

 

O Sentinel-2 tem repetitividade de 5 dias com a constelação de 2 satélites Sentinel 2A e 2B , no equador. O Landsat 8 tem repetitividade de 16 dias. Portanto, para monitoramento agricola, estes dois satelites já oferecem uma quantidade de dados mais do que razoável. A inclusão do uso de dados SPOT ou PLEIADES para monitoramento agrícola usando o algoritmo VERDE requer a realização de programação comercial dos satélites (área mínima de 100 km2 para o PLEIADES e 500 Km2 para o SPOT 6, abaixo de 5 períodos de revisita contratados, 50 e 250 Km2 de área mínima acima de 5 períodos de revisita contratados). Isto representa um investimento financeiro conseguente, e de forma impartial, não recomendamos o uso sistemático destes dados fora de algum propósito especifico do projeto. Em outras palavras, o uso de VERDE pode pefeitamente ser conduzido rotineiramente em base a dados Sentinel-2 e Landsat 8 com execellentes resultados e custos acessíveis. Portanto, objetivamente, não temos receio em orientar nossos clientes em privilegiar o uso de imagens Sentinel-2 e Landsat 8  no uso do VERDE.

 

Acesse aqui e use sempre o Ebook ENGESAT: Como escolher imagens de satélite

 

Veja igualmente : NDVI: CRIANDO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO NO GLOBAL MAPPER

 

Para entender como nossos produtos e serviços podem ajudar nos seus projetos, visite nosso canal Image result for youtube.

Consulte no email engesat@engesat.com.br no fixo 041 3224 1617 ou Cel 041 9134 0990 e para receber uma proposta técnica e comercial sob medida para seu caso.

desenvolvido com por Agência de Marketing Digital EngeSat © 2025