NDVI Para Medir a Força da Sua Lavoura

1 de março de 2016
Compartilhar artigo:

Uma base teórica para entender bem o que é o NDVI e para o que serve.

NDVI é a abreviação da expressão em inglês para Normalized Difference Vegetation Index, o que equivale em português a Índice de Vegetação da Diferença Normalizada. Serve para analisar a condição da vegetação natural ou agrícola nas imagens geradas por sensores remotos. É frequentemente usado para medir a intensidade de atividade clorofiliana, inclusive comparando vários períodos distintos.

O NDVI é computado realizando aritmética de canais espectrais dos sensores, na maioria dos casos provenientes de satélites. A figura abaixo mostra as faixas do espectro eletromagnético na qual que existe absorção pela vegetação.

NDVI faixas espectrais

 Desta forma, as aplicações dos cálculos de NDVI na agricultura são várias, e rendem excelentes resultados para necessidades como:

  • Monitoramento de lavouras
  • Detecção de efeitos de secas
  • Detecção de danos provocados por pragas
  • Estimativas de produtividade agrícola
  • Modelização hidrológica
  • Mapeamento de áreas agrícolas

 

A fórmula é como segue: NDVI = (Infra Vermelho – Vermelho) / (Infra Vermelho +Vermelho)

No aplicativo, a fórmula da equação acima é simplesmente realizada em cada pixel, respectivamente nas bandas dos canais vermelho e infravermelho próximo, resultando em um valor final do NDVI que varia entre -1 e 1.

Quanto mais próximo de 1, maior é a atividade vegetativa no local representado pelo pixel, enquanto valores negativos ou próximos de 0 indicam áreas de água, edificações, solo nú, enfim, onde há pouca ou nehuma atividade clorofiliana.

O princípio teórico é que a vegetação, quanto mais ativa, mais absorve a luz solar na região do vermelho, no processo de trabalho da clorofila nos tecidos vegetais, deixando os valores digitais baixos da imagem de satélite no canal vermelho. Da mesma forma, a estruturas celulares das folhas provocam uma forte reflexão da luz solar na região do Infravermelho próximo (distribuição angular delas e o fator de reflectância bidirecional e outros fatores externos, explica a literatura), deixando os valores digitais altos da imagem de satélite no canal infra vermelho.

Seguem abaixo um exemplo de uma imagem em cores naturais e processada com NDVI.

É possível igualmente analisar a evolução e as alterações dos valores NDVI de mês em mês ou de ano a ano ou em algum período de interesse do cliente, seja pontualmente, seja para uma área completa, para comprovação da realização de plantio, tal como o exemplo abaixo. Um laudo com medições geralmente acompanha o produto, bem como uma ART certificando as datas das imagens usadas.

 

 

Contato

Entre em contato conosco para receber uma proposta técnica e comercial adaptada às suas necessidades.

Atendimento em toda a América Latina!

E-mail: laurent.engesat@gmail.com ou engesat@engesat.com.br

Cel: 041 9134 0990 (também whatsapp)

 

 

 

E ai, gostou desta publicação? Deixe um comentário para acrescentar conteúdo ou para iniciarmos uma discussão sobre o tema.

Curta e compartilhe com seus clientes e colegas de profissão!

 

 

 

Esta publicação foi escrita por Laurent Martin, formado em Agronomia e com Mestrado em Sensoriamento Remoto Aplicado no Reino Unido, é responsável pela direção da EngeSat.

Compartilhar artigo:

Artigos recentes do nosso blog

9 de outubro de 2025
¡Global Mapper v26.2 ya disponible!

Por: Emily Hunt Blue Marble (Adaptación Engesat)   Completar tu flujo de trabajo SIG nunca debería sentirse como correr una maratón. La última versión de Global Mapper® (v26.2) se centra en mejorar la experiencia del usuario con conjuntos de herramientas renovados, compatibilidad ampliada de archivos y filtrado de lidar. Sin importar tu nivel de habilidad, […]

8 de outubro de 2025
Global Mapper v26.2 já disponível!

Por: Emily Hunt Blue Marble (Adaptação Engesat) Concluir o seu fluxo de trabalho em GIS nunca deve parecer uma maratona. A versão mais recente do Global Mapper® (v26.2) foca em aprimorar a experiência do usuário, com conjuntos de ferramentas renovados, suporte ampliado a arquivos e filtragem de lidar. Independentemente do seu nível de habilidade, esta […]

21 de maio de 2025
Principales Novedades de Global Mapper v26.1 (ES)

Principales Novedades de Global Mapper v26.1 Por: Amanda Lind & Emily Hunt - Blue Marble (Adaptación Engesat) La versión 26.1 de Global Mapper® trae nuevas configuraciones de herramientas, un proceso más práctico para acceder a datos en línea ¡y mucho más! Los usuarios se sorprenderán con las mejoras de esta versión, como la nueva barra […]

desenvolvido com por Agência de Marketing Digital EngeSat © 2025