Quando ocorreu a abertura do mercado de utilities no país, as empresas prestadoras de serviços públicos iniciaram investimentos pesados na modernização e aprimoramento de sua infraestrutura. E não dá para imaginar uma empresa de energia que opere de forma eficiente sem ter a sua disposição uma consistente base de dados geográficos, incluindo imagens de satélites.
O Brasil dispõe de diversas matrizes energéticas, entre elas a hídrica, eólica, solar e biomassa. Para promover o aproveitamento de todos esses recursos, são necessários estudos de viabilidade e potencial energético realizados a partir de parâmetros físicos obtidos em análises de bacias hidrográficas, estudos de rugosidade e potencial eólico, definição de corredores de transmissão e faixas de servidão.
Os produtos de maior destaque para este mercado são modelos digitais de elevação, curvas de nível, cenários interativos em 3D e simulação de inundação. Imagens de satélites são importantes insumos para análise ambiental na implantação do empreendimento. Os geosoftwares permitem administrar a operação das unidades no contexto geográfico.
Na medida em que as imagens de satélites permitem, tanto para a geração de biomassa, como para a implantação de novas unidades hidroelétricas ou parques eólicos, medir e antecipar o impacto ambiental, são ferramentas indispensáveis para o correto dimensionamento dos empreendimentos e seu licenciamento ambiental. A ENGSAT possui ampla experiência na preparação de projetos de dimensionamento de potencial hidroelétrico, uma etapa no caminho de implantação de PCH, par obtenção de concessão junto a ANEEL.
Acesse aqui e use sempre o Ebook ENGESAT: Como escolher imagens de satélite
Entre em contato conosco para receber uma proposta técnica e comercial adaptada às suas necessidades.
Atendimento em toda a América Latina!
E-mail: laurent.engesat@gmail.com ou jaqueline@engesat.com.br
Cel: +55 (41) 99134 0990 ou +55 (41) 99134-0660 (também whatsapp)